Michael Moorcock's Multiverse (1997)

Michael Moorcock's Multiverse é uma série em 12 partes escrita por Michael Moorcock e publicada no selo Helix da DC Comics, um selo de sci-fi que teve uma breve vida na segunda metade dos anos 1.990.
O principal título do selo, Transmetropolitan de Warren Ellis & Darick Robertson, foi transferido para o selo Vertigo e o Helix foi encerrado em 1.998.

Multiverse narra três aventuras distintas que irão se fundir próximo ao final da série, e em geral tratam da busca de um aspecto do Campeão Eterno conhecido como Silverskin assim como revelar sua ligação com as tramas apresentadas e com todos os campeões eternos da ficção do escritor inglês.

As histórias são Moonbeams & Roses, que apresenta personagens que apareceram no livro The Revenge of the Rose (1991) e Blood (1995).

É desenhada por Walt Simonson (Orion, Thor) e bastante criticada por ser impenetrável para os leitores que não conhecem o ciclo de livros chamado The Second Either do autor.

O recurso de utilizar o próprio autor como personagem da trama, que mostra um jogo de manipulação em vários níveis não funciona muito bem, mas talvez leitores que conheçam o ciclo por completo e se importem com os personagens achem a trama interessante. Basicamente a Rose do título está em uma luta para salvar o multiverso.

A segunda história é The Metatemporal Detective que traz Sir Seaton Begg como o investigador em uma trama à la Sherlock Holmes, envolvendo assassinatos e a fundação do Partido Nazista em uma Terra levemente diferente. Apesar de bastante simples em termos de narrativa, esta sequência é criticada pela escolha de Mark Reeves, um artista adequado à história, mas sem um traço de apelo comercial, sendo mais indicado ao mercado alternativo de quadrinhos.

A terceira história é Duke Elric, ilustrada por John Ridgway (Hellblazer –Pecados Originais, Hellraiser) e que traz uma aventura de Elric no Oriente Médio em cerca de 1000 a.D.

Nota-se claramente que Elric após a conclusão de Stormbringer (publicado no Brasil como A espada diabólica, 1975), ressurgiu no Oriente Médio e viveu longas aventuras. Ao final, depois de encontrar o Silverskin e concluir a trama de toda a série, Elric retorna ao seu mundo místico original, encontrando inclusive um amigo querido que havia sido deixado para trás ao final da novela. A trama infelizmente, apesar da boa caracterização de Ridgway sofre com cortes abruptos e narrativa pouco estruturada. Indicado apenas para fãs muito radicais de Elric e Moorcock.

Multiverse em geral apresentava 12 páginas de Moonbeams & Roses (eventualmente 14 ou 16) e 4 a 6 páginas de The Metatemporal Detective e Duke Elric, eventualmente menos. A critica especializada admite que não é uma boa maneira de ser introduzido aos trabalhos de Moorcock, especialmente pelo espaço que a trama Moonbeams & Roses toma da série e ao fato que ela é mais hermética que as restantes.

Como conselho pessoal, indico que os leitores a pularem a série e irem direto para ElricThe Making of a sorcerer (2004) também escrita pelo próprio Moorcock e desenhada por Walt Simonson, que é melhor estruturada e tem uma narrativa baseada em início, meio e fim, bastante compreensível para o leitor de quadrinhos médio e é capaz de introduzir adequadamente os personagens para os leitores que não os conhecem, sem dificuldade alguma.