Livros do mês: Como conquistar as pessoas


Devo confessar que não gosto de livros de auto-ajuda ou deste ramo de administração/marketing/relações humanas, mas Como conquistar as pessoas de Allan & Barba Pease (Editora Sextante, 2006) convence ao enumerar uma série de detalhes que podem facilitar a comunicação e talvez ajudar a curar a timidez e a falta de habilidade de gerentes em gerenciar seus comandados. 

Num tom de guia, facilita a vida de quem está lendo, até por que é fino e tem fontes grandes. Traz boas dicas e a todo momento deixa claro que falar menos de nós e mais da pessoa com quem conversamos é um excelente caminho para conquistá-la – mas não fala que nisto é apenas uma técnica para reforçar o egocentrismo no mundo. 

É uma obra tão egocêntrica (ou pelo que ensine a nós valorizar o egoísmo alheio, o quê pode ser benéfico) que a Fontes de Referência, oito no total, listam apenas livros escritos pelo Allan Pease, sozinho ou em parceria com a Barbara (sua esposa) ou Alan Garner – também tem um A.V. Pease, que certamente é alguém da família...

De qualquer modo, vale a pena ler e utilizar as técnicas, mesmo que para alguns sejam bem óbvias.