A cronologia dos X-Men, Parte I

Longa e atualmente de alta numeração a cronologia dos X-Men é fácil de ser entendida, apesar de ter passagens tolas.
Basicamente os eventos principais acontecem em The Uncanny X-Men (reiniciada em 1975) e X-Men – Volume 2 (iniciada em 1992), sendo que em 2001 acrescentou X-treme X-Men, e em 2004 Astonishing X-Men – Volume 3.
O único personagem solo que tem série de longa duração é Wolverine, mas de pouca influência no contexto da saga mutante. Outros personagens tiveram séries mensais como Bishop e Gambit, além do fato que praticamente todos os mutantes já tiveram minisséries.
O início

No início o Professor Charles Xavier criou a sua escola, auxiliado por Amanda Voght e Moira McTaggert. Ele teve um filho na década anterior à abertura da escola, com uma jovem israelense que auxiliou a quebrar um bloqueio mental, num período em que trabalhou em uma clínica junto com Magnus. O quê rendeu uma aventura de Xavier e Magnus contra o embrião da Hidra.

Neste momento, sua escola abrigou Scott Summers (Ciclope), Henry McCoy (Fera), Warren Worthington (Anjo/Arcanjo), Robert Drake (Homem de Gelo) e Jean Grey (Garota Marvel/Fênix). Neste primeiro momento há pouco sobre a evolução do homo sapiens em homo sapiens superior, e mais da aventura de jovens estranhos numa escola com um professor estranho. Já explicava-se o mutante como uma evolução do homo sapiens, porém quase sempre por influência da energia nuclear nos pais – a guerra fria estava no auge.
Apesar de um bom período nas mãos de Roy Thomas e Neal Adams, os X-Men não convencem o público e são cancelados na edição # 93, sendo que o último ano e meio era apenas de reprises – o pior destino de uma série mensal.

Cronologicamente o quê vem em seguida é X-Men: Hidden Years, uma série de John Byrne criada no início da década de 2000.