João das Fábulas: João de Copas/João Geada

A segunda metade da minissérie em quatro números da Panini Comics trouxe as edições #06-11 da série Jack of Fables, que situa o personagem João Hornes ainda em fuga.

No arco em duas partes João Geada (edições #6 e 11 da série original) o trapaceiro narra como se envolveu com Lumi, a Rainha da Neve e como conseguiu temporariamente seus poderes de inverno. Por Matthew Sturges & Bill Willingham com arte de Steve Leialoha (os beeeeeem mais antigos irão se lembrar que Leialoha, hoje finalista da série principal, Fables, já foi artista da primeiríssima série New Mutants da Marvel Comics, mais ou menos nos idos da Guerra Secreta II).

Já o segundo arco João de Copas (edições #7-10 da série original) mostra uma aventura de João e Gary (a Falácia Patética) em Vegas – e lembre-se o que acontece em Vegas, fica em Vegas. Lá inadvertidamente o trapaceiro torna-se herdeiro de uma fortuna em cassinos após casar-se com Holly Wagner e no número seguinte enviuvar, mas tem que enfrentar a Dama da Sorte – uma sutil versão da Rainha de Copas. Com arte de Tony Akins.

[Crítica]
Olhando agora vejo que a Panini acertou em publicar os 11 primeiros números juntos (talvez o encadernado original tenha este formato), por que a série não empolga realmente e comprar este primeiro ano em pílulas e a um preço menor, torna-se atrativo aos leitores de Fábulas. Ainda que este ou aquele personagem e esta ou aquela linha de narrativa seja um pouco menos rústico, tudo é muito baseado no fato de que João fosse um personagem com o qual você leitor se importa-se muito para seguir seus passos.

Não é apenas o caso de uma história mal contada, mas que a série é um apêndice de Fábulas e apêndices devem ser extirpados. Porém diante de um mercado que produz tantas histórias ruins, pode ser que o leitor utilize o critério da política e assim como vota no menos ruim, possa escolher uma série menos ruim para gastar seu rico dinheirinho.

(Ou poderia esperar, juntar e comprar um encadernado de Fábulas o quê seria um bom emprego para o dinheiro.)


Volume
Nome Arco/Encadernado
Edições
João das Fábulas #1-2
# 1-5
João das Fábulas #3
João Geada
# 6; #11
João das Fábulas #3-4
João de Copas
#7-10