Miracleman vol 1 … um sonho de voar

Miracleman, a série, já tem tom de lenda. A história não é muito complicada e merece ser contada novamente: devido à luta de editoras americanas sobre o personagem Capitão Marvel (o SHAZAM!) que levaram ao término do material produzido, os editores ingleses, criaram uma “cópia” do personagem, o Marvelman (Miracleman, nos EUA, e Jack Marvel, no Brasil). Com os anos, mesmo esta cópia teve sua carreira encerrada.

Em 1981 o herói voltou a ser publicado na Inglaterra, agora sob a regência de um iniciante Alan Moore, que ainda não tinha feito suas colaborações com a DC Comics (Swamp Thing, Watchmen, Superman). A história publicada em capítulos de oito páginas na Inglaterra foi estruturada para o formato comics e publicada nos EUA, numa série da Eclipse Comics que durou 24 números.

O volume 1 “... um sonho de voar”, que corresponde às edições 1-3 americanas, foi escrito por Alan Moore e tem lápis de Garry Leach (até o capítulo 7) e Alan Davis, e resgata o personagem escancarando quão anacrônico e ridículo ele o é: um super-humano que quis ter recebido poderes de um cientista espacial e que os acessa através de uma “palavra mágica”. Além disso, trabalha em parceria com um adolescente (Young Miracleman) e um menino (Kid Miracleman) enfrentando ameaças alienígenas, super-vilões e viagens no tempo, até um desastre em 1.963, dezoito anos antes.

Mike Moran em 1981 se descobre um “superhomem” e se recorda das memórias que entre 63 e 81 ficaram submersas, num processo de cura. Após enfrentar alguns terroristas e narrar a história para sua esposa, que jamais ouviu falar de super-heróis ou dos Miraclemen, o próprio Moran acredita-se ridículo, até receber uma ligação de Kid Miracleman!

Era a chance de reencontrar sua “família”, mas então percebe-se diante de um monstro de gosta de ser superior ao restante da humanidade. Ao mesmo tempo, a “humanidade” percebe de um dos seus segredos sujos voltou à tona para assombrá-la, e o governo inglês tenta eliminar o problema, permitindo que se descubra a verdadeira origem do “superhomem”.

Miracleman trata da visão do “superhomem”, aqui o homem superior e sendo superior com algo de amoral em relação ao restante do mundo. Diferente de Supremo, do mesmo Moore, que era uma homenagem explícita aos quadrinhos do Superman nos anos 1.950, Miracleman é uma releitura de ideias de Nieztche usando como pano de fundo uma aventura do Capitão Marvel, e desconstruindo um mito, algo que o autor levaria à última instância em Watchmen.

O primeiro volume (re)apresenta Miracleman e os personagens da trama que se seguirá e já foi publicado no Brasil nos anos 1.980 pela Editora Tannos. Devido ao limbo de direitos autorais que a obra se tornou, há anos não é republicada em nenhum lugar.