Os mortos-vivos vol 6: Vida de agonia

Em outubro de 2011 a HqManiacs Editora publicou um novo encadernado, apenas três meses depois do anterior, aproveitando a estreia da segunda temporada da série de TV.

A história, que é uma continuação direta dos eventos de A melhor defesa, mostra o dia a dia em Woodbury e uma tentativa de incrementar os jogos envolvendo vivos e zumbis, mas Phillip Blake, o Governador, falha ao tentar a colaboração de Michonne.

No entanto um plano secundário é desenvolvido com facilidade: Blake envia o amigo Martinez para facilitar a fuga de Rick, Glenn e Michonne, ao qual se somam dr. Stevens e Alice. A intenção é que Martinez consiga a localização da base de Rick.

Michonne, estuprada e violentada de várias formas, prefere o caminho da vingança com requintes de crueldade e fica para ajustar as contas com Blake, enquanto o restante encontra a prisão federal tomada por zumbis!

[Crítica]
O conjunto das quatros graphic novels resultantes dos eventos das edições The Walking Dead #31-54 é um ponto alto na série em quadrinhos por expor a miséria humana e aquilo que o poder faz com quem o detêm.

Possíveis de serem lidas em separados e cheias de pequenos arcos as graphic novels crescem quando lidas em conjunto, pois são desdobramentos de uma situação: num mundo onde houve o apocalipse zumbi um grupo de sobreviventes toma posse de uma prisão federal que possui um estoque longo de alimentos, por isso passa a ser o objetivo de outro agrupamento. Em vez de negociar, o dirigente do segundo agrupamento, Phillip Blake, prefere impor sua visão de mundo.

Ele tenciona não apenas tomar os alimentos, mas escravizar os sobreviventes e utilizá-los em seu bizarro show de pão e circo.

O fácil é notar que Blake, ainda que seja cruel e realmente vilanesco, é apenas um homem louco que foi um passo além de Rick Grimmes. As mesmas escolhas que Rick fez, Blake havia feito desde o primeiro momento enquanto o policial estava em coma. Não há necessidade de ler o apêndice (A ascensão do Governador) para entender isso.

O certo é que houve algo mais com Blake que o tirou completamente de seu centro e o transformou num monstro sádico. O quê nós apenas podemos conjecturar, mas um rápido vislumbre das páginas da hq mostra que pode ser o destino de Amy ou a possibilidade de tornar-se líder. A ideia de ser um homem com poder e comandar a vida alheia seduz a muitos. Alguns são seduzidos de uma forma mais abrangente e deixam vazar a natureza humana.

Poderia Rick estar a caminho as mesmas escolhas? Ou se tornar um homem semelhante a Blake?

Robert Kirkman sabe!

Mais um achado de Kirkman (texto), Charlie Adlard (lápis e nanquim) e Cliff Rathburn (tons de cinza).


[Volumes de Os mortos-vivos]

Vol.
Lançamento
Edições #
Título
01
05/2006
#1-6
02
11/2006
#7-12
03
04/2008
#13-18
04
10/2009
#19-24
05
07/2011
#25-30
06
10/2011
#31-36
Vida de agonia
07
12/2011
#37-42
Momentos de calmaria
08
03/2012
#43-48
Nascido para sofrer