Os mortos-vivos vol 5: A melhor defesa

Publicado em julho de 2011 depois da estreia da série de TV The Walking Dead em outubro do ano anterior, o hiato entre este e o volume anterior foi de 23 meses, já que o volume 4 Desejos carnais foi publicado em outubro de 2009.

[A trama]
(Cerca de sete meses depois de iniciado o apocalipse zumbi.)

Encontrando roupas que permitem uma relativa segurança na área do pavilhão da prisão, Rick e Glenn observam um helicóptero cair e juntos com Michonne vão em busca dos possíveis sobreviventes apenas para descobrir que foram resgatados por outros antes.

Seguindo a pista chegam à uma pequena cidade chamado Woodbury, próxima de Atlanta, que é dirigido por Phillip Blake, que aceitou o título de Governador. Sem muita perda de tempo este Governador exige respostas do trio.

Corta a mão de Rick, estupra Michonne e tortura psicologicamente Glenn tencionando a posição de sua base.

Na prisão as pessoas se preocupam com a ausência do trio e a instabilidade de Carol e seu desejo de fazer parte de algo que a proteja só aumentam a tortura de Lori.

[Crítica]
A melhor defesa que reúne as edições The Walking Dead #25-30 consegue ser a melhor coletânea da série, mas não é feita para neófitos. Todo o terreno já foi preparado e agora basta explorar os acontecimentos.

Phillip Blake, o Governador, é aquele personagem complexo que exige muita análise para a descoberta de suas verdadeiras motivaçõs. Sobrevivente, passou a organizar um outro grupo de sobreviventes em Woodbury, onde é respeitado, mesmo fazendo uso de violentos jogos para manter a população sob controle, o que ele chama de entretenimento. Os poucos estranhos que chegam à cidade são mortos e entregues aos andarilhos para mantê-los mais dóceis para o uso nos jogos e mantêm uma pequena garota (sua filha?) transformada em seu apartamento.

De imediato ele vê uma oportunidade de conseguir mais alimentos, armas, combustível e uma posição mais defensável se conseguir a informação de Rick e cia.

Talvez ele seja apenas uma outra versão de Rick e das escolhas do ex-policial.

Talvez ele tenha enlouquecido pelo poder, enlouquecido pela situação, por tudo que passou para chegar até ali.

Mas não sinta pena do Governador.

Ele gosta do quê faz.

Ele é o mais próximo de vilão que a série tem.

De resto a graphic novel mostra a tentativa de transformar a prisão em que habita o grupo de sobreviventes orientado por Rick, em algo mais próximo do habitável e crescente preocupação com o não retorno do trio.

Um grande momento para a série, torno a dizer, por que mostra que o ser humano é completamente adaptável e pronto a obedecer. A obediência faz com que não se reflita sobre aquilo que se faz, tornando os atos apenas uma consequência de uma hierarquia não um desejo real.

Texto de Robert Kirkman, arte de Charlie Adlard e tons de cinza de Cliff Rathburn.


[Volumes de Os mortos-vivos]

Vol.
Lançamento
Edições #
Título
01
05/2006
#1-6
02
11/2006
#7-12
03
04/2008
#13-18
04
10/2009
#19-24
05
07/2011
#25-30
A melhor defesa
06
10/2011
#31-36
Vida de agonia
07
12/2011
#37-42
Momentos de calmaria
08
03/2012
#43-48
Nascido para sofrer