Os mortos-vivos vol 4: Desejos carnais

Mais um hiato de dezoito meses iria separar os volumes 3 (Segurança atrás das grades) e o volume 4. O foco da edição é que sem a preocupação imediata de ter que enfrentar os zumbis, pois estão em relativa segurança em uma prisão federal, o grupo de sobreviventes liderado por Rick Grimmes agora tem que lidar com a convivência em conjunto e os efeitos de viverem prisioneiros não de um presídio, mas de uma situação: o mundo foi tomado pelo apocalipse zumbi e não há governo, comunicações, alimentos e centros populacionais, cabendo aos fortes sobreviverem e nem sempre as decisões que irão tomar são fáceis.


[A trama]
Dexter, auxiliado por Andrew (seu amante) e Patricia (ex-namorada de Otis) põe Rick Grimmes sob a mira de armas e a situação só é revertida pelo fato de que inadvertidamente os revoltosos deixaram um bloco da prisão com acesso livre e há um ataque.

Rick decide eliminar Dexter em um “fogo amigo”.

A chegada de Michonne, uma negra armada com espada, põe em cheque a relação de Tyreese e Carol. Ela, emocionalmente instável tenta o suicídio. Allen é ferido e Rick tenta amputar sua perna a machadadas, falhando em salvar sua vida.

Estressado, assim como Tyreese, que perdeu a filha, Rick o acusa de matar Chris e das responsabilidades pelo que está acontecendo com Carol. Eles brigam e o ex-policial tem um colapso.

O grupo decide que a liderança será feita por um comitê.

De pano de fundo o cultivo de uma horta, o uso das habilidades pessoais para trabalhos no cultivo e na confecção de roupas e o modo como o sexo une e separa o grupo. Rick e Tyreese não tinham um conflito pessoal direto, pois não lutavam pela liderança e nem pelas mulheres, mas a introdução de um elemento extra – mesmo que não questione a luta do poder estabelecido – altera a parceria, talvez de maneira definitiva.

[Crítica]
Mais um acerto de Robert Kirkman (texto), Charlie Adlard (arte) e Cliff Ratburn (tons de cinza), Desejos carnais mostra que um agrupamento de pessoas com valores tão distintos, numa situação tão limite pode enlouquecer as pessoas e levá-las ao autoritarismo.

Este volume pode ser comparado ao filme Dawn of the dead onde os personagens são aprisionados em um shopping e dentro em pouco deixam extravasar suas neuroses.

Certamente é um ponto alto da série e continua a provar que é apenas um quadrinho de drama num cenário apocalíptico e não um quadrinho de terror.




[Volumes de Os mortos-vivos]

Vol.
Lançamento
Edições #
Título
01
05/2006
#1-6
02
11/2006
#7-12
03
04/2008
#13-18
04
10/2009
#19-24
Desejos carnais
05
07/2011
#25-30
A melhor defesa
06
10/2011
#31-36
Vida de agonia
07
12/2011
#37-42
Momentos de calmaria
08
03/2012
#43-48
Nascido para sofrer