Ken Parker vol 1 Rifle comprido

Em 2.000 a Tendência Editorial trouxe de volta a série Ken Parker. Publicada pela Editoriale Cepim (Sergio Bonelli Editore) entre 1.977-84, a série teve 59 episódios. No Brasil a Editora Vecchi, casa original de Tex, publicou os 53 primeiros números entre 1.978-83, e em 1.990 a Editora Best Cards tentou retomar a série publicando apenas os dois episódios seguintes. Ainda estavam inéditos os últimos quatro episódios da saga.

Diferente da temática maniqueista padrão de aventuras de faroeste, Ken Parker, apresenta um personagem humano, falho e muito crível. A narrativa iniciasse em 29 de dezembro de 1.868 quando após uma bem sucedida venda, Ken e seu irmão mais novo, Bill, são atacados. Ken Parker sobrevive e passa a rastrear os três brancos responsáveis, que alteraram características de seu ataque de modo de se culpe os índios.

Parker não se ilude e seguindo a pista, aceita se alistar no Exército para cumprir sua vingança, envolvendo-se na perseguição à uma tribo indígena que atacou a companhia militar a que estava vinculado.

Um bom início para a série de Giancarlo Berardi (texto) & Ivo Milazzo (arte), ainda que não seja fenomenal, afinal é basicamente uma aventura de vingança num contexto de conflito militar entre brancos e índios. Mas diferente de outras séries modernas a saga de Ken Parker é um crescendo em termos de qualidade.

Próximo episódio: Mine Town.