Sociedade da Justiça da América: Os anos 1.990

Desde o encerramento das tramas nos anos 1.980 (em The Last Days of Justice Society, veja aqui), a SJA foi transportada para um limbo entre dimensões onde iria enfrentar eternamente o Ragnarok.

Foi um acordo de cavaleiros entre Marv Wolfman, Roy Thomas (especialmente) e a diretoria da DC Comics, que decidiu reestruturar seu universo ficcional e os personagens da equipe atrapalhariam. Deixados em uma dimensão onde não morreriam e nem envelheceriam, retornariam quando a editora necessitasse deles.

Mas o quê mudou realmente?

Entre a versão pré e pós Crise nas Infinitas Terras, a grande mudança é a ausência da trindade clássica (Superman, Batman e Mulher-Maravilha) na Sociedade, o quê realmente tinha acontecido em poucas aventuras.

A média mudança é que a DC instituía que o advento do Superman fez surgir uma Era Heróica, quando o correto era fazer surgir uma “nova” Era Heróica. Historicamente a criação do Superman em 1.938 fez surgir a era dos “super” heróis, mas agora a cronologia da DC Comics estabelecia que a Sociedade da Justiça surgiu em 1.941, mas encerrou as atividades nos anos 1.950 (veja aqui) e que o Superman surgiu no final dos anos 1.970 (tomo como base a primeira revisão da origem do homem de aço no pós Crise, a série “Homem de Aço” de John Byrne, que publicada em fins de 1.986, diz no último capítulo que sete anos após iniciar a carreira como herói, o jovem descobre sua verdadeira origem alienígena. Às contas então: 1.986-7 = 1.979; possivelmente escolhido em função do filme de Richard Donner).

A Sociedade continuou no limbo até 1.992, quando uma conjunção de fatores fez a editora rever sua política. Primeiro, o sucesso razoável da minissérie Justice Society of America volume 1 em 8 partes cujos eventos transcorriam no passado. Depois o estrondoso sucesso de Armageddon 2001 – uma série de anuais de 1.991 – que possibilitou uma continuação chamada Armageddon: Inferno, onde Tempus (Waverider) resgata a equipe do limbo para auxiliar no enfrentamento de um vilão demoníaco da série.


Ao final Tempus acha injusto devolver os heróis para a dimensão do Ragnarok e os substitui, trazendo-os de novo para a realidade e para o universo DC reestruturado.

Após a conclusão de Armageddon: Inferno, a SJA ganha uma nova série, Justice Society of America volume 2 (agosto de 1992), que irá durar apenas 10 edições, finalizando em maio de 1.993.

Com o final da série os membros passam a ser coadjuvantes de outras séries em especial, Flash (Jay Garrick) que é presença constante na revista Flash, que traz as aventuras de Wally West, Gavião Negro que tem uma breve participação em Darkstars (março de 1993) e Lanterna Verde Alan Scott que era coadjuvante constante em Green Lantern e na série Green Lantern Corps Quaterly – uma série trimestral.


As aventuras da equipe na década de 1.990 encerram-se bem cedo. Em 1.994 acreditando que matar e chocar seja a resposta para vendas, a DC Comics autoriza Dan Jurgens (Superman, Thor) a matar alguns personagens da equipe de modo a atrair a atenção dos leitores em Zero Hora.

Sociedade da Justiça da América: Os anos 1.990
Antes: The Last Days of Justice Society (aqui)

Justice Society of America volume 1 (aventuras dos anos 1.950, aqui)
Armagedon: Inferno (1.992)
Justice Society of America volume 2 (aventuras no presente, aqui)
Zero Hora (1.994)

Depois: JSA Returns (aqui)