Spoiler, a futura enciclopédia dos quadrinhos: Milênio

Millenium # 1 publicado em SuperPowers # 14, Editora Abril (ago/89) – Os Caçadores reúnem-se e o Caçador Mestre relata sua origem. Os caçadores são robôs construídos pelos Guardiões do Universo antes da Tropa dos Lanternas Verdes e que foram desativados. Após criarem uma rede de influência cósmica, eles admitem um segundo tipo de membros: seres humanos. Tom Kalmaku, amigo do Lanterna Verde Hal Jordan, espiona a reunião mas é espancando depois de descoberto.
O Guardião do Universo Herupa Hando Hu e a zamoriana Nadia Safir materializam-se na Cidadela dos Lanternas Verdes e avisam que os escolhidos para evoluir a humanidade um degrau na escala evolucionária serão alvo dos Caçadores Cósmicos.
Os heróis são convocados para ouvir o pronunciamento do casal. Liga da Justiça Internacional, Renegados, Corporação Infinito, Superman, Flash, Nuclear, Batman, Arqueiro Verde e a Tropa dos Lanternas Verdes estão entre os convocados.
Herupa e Nadia relatam suas origens e anunciam que dez pessoas terão sua evolução forçada para preparar a Terra para o próximo Milênio. Os planos serão alterados após saberem que Terra dos Novos Titãs está morta.
Indecisos sobre a ética do que está sendo feito, os heróis são encorajados a protegerem os escolhidos pelo Superman.
Descobrimos que cada grupo ou heróis vai ter um agente humano dos Caçadores que será o traidor do herói ou grupo.
Millenium # 2 publicado em Liga da Justiça # 8, Editora Abril (ago/89)Lana Lang é enviada para ameaçar Clark Kent na redação do Planeta Diário.
Herupa e Nadia buscam Betty Clawman, uma aborígine, para fazer parte dos escolhidos, assim como o empresário Takeo Yakata. Batman é atacado por seu caçador cósmico: Jim Gordon!
Precursora encontra com o guardião e a zamoriana, que explicam à ela sua culpa nos atuais acontecimentos: ao lançar um satélite com dados pessoais dos heróis ao espaço, como uma homenagem ao Monitor - no final de Crise -, o aparelho foi interceptado pelos Caçadores Cósmicos, já que sua base secreto ficava na rota escolhida.

Xiang Po, uma chinesa, é convidada a fazer parte dos escolhidos, mas decide consultar a Direção do Partido Comunista.
Na Rússia o convite é repetido a Nikolai Latikov, que o nega, acreditando ser um teste do Partido Comunista.
Em Chicago, Besouro Azul enfrenta Fisher, um caçador cósmico. Na Inglaterra, Célia Windward, uma jovem negra é convidada para ser uma das escolhidas. E no Irã, Salimã Baranizar, acredita ser uma blasfêmia devido às regras sociais e religiosas em que vive. Janwillem Kroef, um sul-africano branco e racista; Gregório De La Vega, um peruano homossexual; Tom Kalmaku, amigo de Hal Jordan completam nove convidados.
Millenium # 3 publicado em Liga da Justiça # 9 – A notícia da morte de Salimã Baranizar ecoa na sede dos Caçadores Cósmicos. A jornalista Tawny, que cobre a Tropa dos Lanternas Verdes, recebe uma proposta para dar pouca importância ao assunto do evento Milênio.
Nikolai Latikov é assassinado pelo Partido na Rússia, em uma sessão de interrogatório.
Tom Kalmaku e sua família são levados para a Cidadela da Tropa dos Lanternas Verdes. O caçador do presidente dos EUA (Ronald Reagan na época) é sua esposa: Nancy!
Os Renegados, ainda abalados com a morte de Metamorfo e com a traição de Dra. Jace, que era uma caçadora, enfrentam os Caçadores Cósmicos.
Os Infinitos buscam Betty Clawman, a aborígine. Gladiador Dourado ouve Hadley confessar-se Caçador e o intimida.
Florônico é libertado pelos Caçadores. Na Inglaterra, Célia Windward, é resgatada por Batman, Guy Gardner e Sr. Milagre. Janwillem Kroef é resgatado por Princesa Diana. E Flash impede que Gregório De La Vega, suicide-se. Na China a Tropa dos Lanternas Verdes resgatam Xiang Po, e mostram o seu caçador. Precursora é capturada. Os escolhidos são enviados para a Cidadela dos Lanternas Verdes.
Millenium # 04 publicado Os Novos Titãs # 42, Editora Abril – Batman não gosta que Florônico faça parte dos escolhidos. Kroef deixa claro suas idéias racistas. Ferguson leva o Nuclear para a base dos Caçadores, já que o herói estava temporariamente sob seu controle. Gladiador Dourado tenta convencer os Caçadores de sua mudança de lado.
O Guardião e a zamorana dão aos escolhidos uma última oportunidade de desistirem, que ninguém aceita. J’Onn J’Onnz e Senhor Milagre notam a fraqueza momentânea em Nadia.
O Esquadrão Suicida, mesmo sem autorização governamental, decide invadir e destruir a sede dos Caçadores no Pântano – lembre-se que além do Esquadrão, mora também neste lugar o Monstro do Pântano, cuja série não faz parte do cross-over.
Para azar de Economos, que passou a missão para o Esquadrão Suicida, Batman vai atrás de Mark Shaw, que está agindo na missão do Esquadrão em troca de redução de pena. Shaw teve ligação com a seita em história escritas por Englehart para a série da Liga da Justiça nos anos 1.970.
Jim Corrigan persegue um Caçador que roubou uma máscara da seita da Madame Xanadu. Para perseguir o homem, Espectro e Jim Corrigan vão aos pântanos da Louisiana.
Precursora tenta sua fuga sem sucesso.
Batman vai investigar no Pântano, assim como o Capitão Átomo.
Millenium # 5 publicado em Liga da Justiça # 10 – Enquanto o Guardião e a Zamoriana explicam o universo e filosofia aos escolhidos, Superman retorna à Cidadela para descobrir a comemoração pela destruição do covil dos Caçadores.
Alguns dados, como a participação do Esquadrão Suicida e Espectro, ficam escondidos, mas as participações de Batman, Jim Corrigan, Nuclear e Capitão Átomo e os cross-overs destes séries ficam claros.
Divina dos Renegados recebe um aviso telepático que faz a equipe ir ao encontro de seu povo. Princesa Diana some, para dar continuidade ao Desafio dos Deuses. Aquaman e Aqualad, que também enfrentaram os Caçadores no mar, unem-se aos heróis. Com a nave trazida por Aquaman, os heróis percebem que os Caçadores derrotados na Terra, podem ser facilmente substituídos por alienígenas e decidem fazer um ataque ao planeta dos Caçadores.
Precursora é libertada pelo Lanterna Verde Driq, agora quase morto e ambos fogem de Orinda.
Falcão da Noite e Mulher-Gavião unem-se aos heróis.
Millenium # 6 publicado em SuperPowers # 15 (nov/89) – Após a destruição de Orinda (nas séries da Liga da Justiça Internacional e Nuclear) a Liga enfrenta o Mestre Supremo no espaço.
Mestre Supremo foge para outra dimensão e o inexperiente Sr. Destino tem dificuldades de transportar todo o grupo de heróis que estão no encalço. São escolhidos apenas Superman e Lanterna Verde Hal Jordan para lutarem contra o Mestre, e o Sr. Destino os teletransporta para a dimensão correta.
Na Terra os escolhidos passam por experiências transcendentais e Herupa e Nadia descobrem o traidor. Kroef abandona o grupo dos escolhidos.
Batman sabendo da derrota dos Renegados, grupo que ele fundou, vai atrás do traidor na Liga: Gladiador Dourado.
Florônico observa e ataca um caçador humano que também observava a Cidadela.
Com a pesquisa de Besouro Azul e Sr. Milagre sabe-se que os Caçadores restantes estão no centro da Terra.
Millenium # 7 publicado em Os Novos Titãs # 44 (novembro/1989) – Sr. Destino tem dificuldades para fazer um encantamento que leve para a Terra seus colegas no espaço (Nuclear, Capitão Átomo, Gavião Negro e Mulher-Gavião, Superman, J’Onn J’Onnz, Precursora e os Lanternas Verdes Hal Jordan, Arísia, Dril e Katma Tui).
Percebendo o risco que a Terra corre, Precursora retorna para o planeta e auxilia na invasão da base dos Caçadores no centro da Terra, feita por parte da Liga da Justiça (Batman, Besouro Azul, Sr. Milagre, Canário Negro), Flash, Mulher-Maravilha, Arqueiro Verde, Aquaman & Aqualad, a Corporação Infinito e os Lanternas Verdes Guy Gardner, John Stewart e Kilowog.
Enquanto o ataque acontece e algumas surpresas surgem como o fato de Pan, o deus, ser, na verdade um caçador cósmico andróide e Gladiador Dourado mudar novamente de lado sob a justificativa de infiltração na seita, os escolhidos fazem seus últimos treinamentos e agora vão visitar o mundo para evoluírem.
Millenium # 8 publicado em Liga da Justiça # 12 (dez/89) – O guardião e zamoriana evoluem dos escolhidos, e durante o processo vão definhando. Enquanto isso os personagens do universo DC assistem e personagens místicos, cósmicos e deuses refletem sobre o evento.
Tom não aceita participar do projeto por estar ligado à família, mas recebe um poder para proteger-se. Precursora recusa-se a receber poderes e sai do local – ela retornaria a pedido de Estelar dos Novos Titãs momentos depois, porém o encontro só é visto em um tie-in com a série New Teen Titans Spotlight.
Nadia e Herupa morrem após gastarem todo sua energia.

Brilho dos Novos Guardiões


Extraño dos Novos Guardiões, o primeiro super-herói gay da DC Comics



RAM
dos Novos Guardiões