Sarcófago: Last days of the Justice Society (1986)

Last days of the Justice Society Special # 01, DC Comics (1986) de Roy Thomas & Dann Thomas (texto), David Ross (lápis) e Mike Gustovich (nanquim). 

Nesta edição especial de 68 páginas, após o enterro de Caçadora e Robin (ambos da Terra-2, mortos durante a grande Crise) a Sociedade da Justiça (Lanterna Verde Allan Scott, Flash Jay Garrick, Starman Ted Knight, Átomo, Dr. Meia-Noite, Sandman & Sandy, Sr. Destino, Mulher-Gavião, Homem-Hora, Johnny Thunder, Poderosa, Sideral e Pantera) é encarregada pelo Espectro de impedir o último feitiço de Hitler que foi a invocação do Crepúsculo dos Deuses nórdico!

Ainda que com um plot geral simples a edição é bela e emocionante, e resolvia o problema imediato da DC Comics em relação aos duplos das Terra-1 e Terra-2, de sua continuidade anterior, que ainda eram lembrados. A solução foi banir a JSA para outra dimensão até que a poeira baixasse.

A equipe só retornaria em Armaggedon: Inferno (1991), no entanto Sr. Destino, Poderosa e Sideral, que não compartilharão o destino da equipe seriam encarregados de relatar o destino dos heróis.

A edição é importante por que marca o final de um período onde o Multiverso era muito lembrado. Em flashback todo o contexto do Multiverso e de Crise nas Infinitas Terras é reapresentado. Lentamente deixou-se de citar os múltiplos universos da editora e séries como Infinity, Inc trataram de encontrar outras origens para seus personagens mais problemáticos como Fúria – filha da Mulher Maravilha da Terra-2 e posteriormente mãe de Daniel, que se tornaria o novo aspecto de Morpheus.

Uma excelente edição e um documento essencial para quem gosta da Sociedade da Justiça. E não posso resistir à tentação de dizer que ouço "The Ride of Valkyries" a cada vez que leio.

Posteriormente na graphic novel "Vícios & Virtudes", um dos encontros anuais de Liga/Sociedade, elementos desta história foram reutilizados.