A cronologia dos X-Men, Parte III

Surgem as primeiras séries irmãs
Ao final da Saga da Ninhada, Xavier já estava treinando outra equipe, enquanto acreditava que os X-Men haviam morrido. Surgem os Novos Mutantes (1983), primeiro uma graphic novel e depois uma série mensal, que duraria 100 números, e depois seria substituída por X-Force (1991).
A série “Novos Mutantes” apesar de eventuais participações dos X-Men e alguns cross-overs, não acrescenta nada à cronologia da equipe principal. No entanto, esteve presente nos eventos Guerra Asgardianas, O massacre de mutantes, A queda dos Mutantes, Inferno e Agenda de Extermínio. Um dos primeiros mutantes a morrer veio dos Novos Mutantes, o Cifra, e certamente as maiores contribuições dos Novos Mutantes à cronologia mutante é uma continuação (a primeira) para Dias do futuro do presente.
Também é de 1.982 a famosíssima série Wolverine de Claremont & Frank Miller, uma verdadeira aula, que os próprios idealizadores esqueceram...
No final de 1985 surge a terceira série mutante X-Factor, que duraria 150 números. Essencialmente as primeiras 75 edições são aventuras da equipe original dos X-Men que não viam com bons olhos os “novos” X-Men agirem com Magneto, ou a agressividade da equipe. Participam dos eventos O massacre de mutantes, A queda dos Mutantes, Inferno e Agenda de Extermínio, mas no contexto geral nada acrescentam, com exceção ao nascimento do filho de Ciclope com Madelyne Pryor, Nathan Christopher, que seria criado por Scott e Jean. Esta criança por caminhos bastante tortuosos tornaria-se o mercenário Cable.
Apesar de diminuir a importância de X-Factor como série, ressalto que foi lá que tivemos a surgimento e desenvolvimento de Apocalipse, um grande inimigo da equipe e dos mutantes.